sexta-feira, 15 de junho de 2007

A arte de dar aula

“Os professores são os criadores dos futuros criadores”
Talvez essa seja a profissão mais honrada, mais exercida e atualmente menos valorizada que eu conheço.
Todos nós temos um lado didático, em algum momento de sua vida, em algum lugar desta “grande estrada” você foi “mestre” de alguém pelo menos por alguns segundos.
O professor é aquele que ensina que abre a visão para um mundo novo.
Dar aulas é uma arte e deve ser desfrutada como tal. É se encontrar no próximo, é transmitir, é explorar, é se arriscar e ás vezes é mentir um pouquinho (todo professor é um bom mentiroso, frase do meu professor de matemática).
O professor tem que ser um visionário, louco e sonhador para que assim ele possa inspirar o seu aluno. As tendências profissionais de muita gente é descoberta graças a sua relação professor-aluno no período escolar. Por exemplo: se uma pessoa teve bons professores de biologia ás chances de se interessar por medicina são grandes.
A responsabilidade de uma sociedade que funciona, de um povo que luta, e de gente que conquista é primeiramente das próprias pessoas e logo em seguida de seus professores. Um bom professor de geografia, por exemplo, é o que fará que existam cidadãos que lutem de fato para ver uma sociedade melhor, mas para isso o “professor” tem que ter nele mesmo essa força de vontade.
O fator loucura é necessário, pois o bom professor tem que olhar para o caos de hoje e dizer de boca cheia, eu faço a diferença, provavelmente ele será “apedrejado” por isso, mas com certeza ele vai inspirar isso em pelo menos mais uma pessoa, que por sua vez vai querer inspirar em outra e assim por diante.
Ele é visionário, pois olha para seus pequenos alunos e diz: “Eu faço a diferença, mas nos todos podemos fazer a UNIÂO”. O bom professor não diz isso como um discurso barato que ele achou bonitinho e resolveu repetir, ele ACREDITA nisso.
Ele tem que ser um sonhador, pois são os sonhos que por meio da luta mudam a realidade em que vivemos.
Ser professor é mais que repetir velhos conceitos, é inspirar o aluno a criar NOVOS.
Então que sejamos todos bons professores. E um parabéns aos mestres que ainda acreditam em um futuro melhor.

Um comentário:

Livia R disse...

Amei!
amei!
Amei!
Lindo!!!